Orçamento de Obra: Configurações


    Content

Configurações do Orçamento / Página Principal / DNIT

Tanto as Configurações da Página Principal quanto as do DNIT trabalham em conjunto com a Página Principal e com o DNIT respectivamente. Contém ferramentas para exibição de objetos, opções de cálculos e lançamento de dados, no orçamento ativo.

Quando não indicado em contrário as configurações permanecerão salvas ao fechar o formulário. O banco de dados é o mesmo que o ativo, ou seja, para cada banco de CPUs terá sua própria configuração.

Regra básica: após as configurações clique no botão inferior para salvar as edições.

Suas principais ferramentas por Seções são:

1. Exibir

Opções para exibir ou não seções das composições ou colunas das planilhas da Página Principal. Com a opção “Ações em função da coluna S/N” será possível ocultar ou exibir (provisoriamente) ou deletar (definitivamente) composições do banco de dados.

2. Dados Comuns

São opções de lançamento de “Dados Comuns” às composições de preços do arquivo ativo.

Taxas, arredondamentos e lançamentos automáticos poderão ser lançadas / configuradas nesta seção.

Os lançamentos automáticos lançam valores nas planilhas quando composições de preços forem criadas ou editadas.

  • Total Geral Por Extenso: Em algumas planilhas poderão ser exibidos os totais também por extenso, caso este comando seja ativado.

Sugestão: os totais gerais não serão exibidos por extenso. Para isto exporte a planilha para o Excel e, se necessário, termine a tarefa por lá.

  • Conta de Chegar: altera (definitivamente) os índices aplicando-lhe uma taxa definida pelo usuário, de forma a mudar o preço de uma composição ou de todo o orçamento.

É conveniente fazer uma cópia reserva do arquivo antes de dar este comando.

3. Ferramentas

São os seguintes os utilitários desta seção:

  • Corretor de erros: corrige erros de lançamento e outros devido ao uso.

Mesmo sem erros visíveis, ou avisos do eventuais, é sugerida sua utilização periódica após alguns orçamentos;

  • Total Geral Por Extenso: Em algumas planilhas poderão ser exibidos os totais também por extenso, caso este comando seja ativado.

Sugestão: os totais gerais não serão exibidos por extenso. Para isto exporte a planilha para o Excel e, se necessário, termine a tarefa por lá.

  • Totalizar as CPUs: totaliza as CPUs conforme a opção escolhida para o padrão. O comando poderá ser útil no caso do padrão do orçamento ser alterado durante os lançamentos por um motivo qualquer.

4. Armazém Online

Exibe / oculta colunas no Armazém Online (planilha inferior) e lança dados no armazém ativo.

Faz transações de dados entre colunas do armazém.

A subseção “Atualizar preços dos insumos nas CPUs” atualiza o preço dos insumos nas CPUs com os preços da coluna principal do armazém.

Este artigo foi útil para você?

Leave a Reply