Planejamento: Metas SMART


    Content

Significado

SMART (tradução livre: esperto, inteligente) é o acrônimo em inglês que representa as seguintes fases no estabelecimento de metas:

  • S – Corresponde ao mesmo que specific, ou seja, uma meta deve ser específica naquilo que quer. Se o objetivo é aumentar vendas, o gestor deve ser peculiar e dizer se quer aumentar as vendas em 20, 30 ou 40% em um período de 10 meses, por exemplo. O importante é ser extremamente direto.
  • M – Atribui-se a measurable (mensurável). O que nos mostra que é necessário determinar um indicador que irá contribuir para a organização atingir o objetivo pensado. No caso do aumento nas vendas, o principal indicador seria o valor do faturamento durante os 10 meses em cima dos produtos e serviços.
  • A – Vem de (achievable), que quer dizer atingível ou aquilo que é alcançável. Desejar obter resultados incríveis é o que todos querem, mas o gestor deve ter em mente que as metas devem estar em uma realidade possível. Vale lembrar que uma meta em vendas, por exemplo, leva tempo e dedicação. Alcançar uma evolução de 100% em cinco meses pode ser complicado para as equipes e também para a empresa.
  • R – Corresponde a (relevant), o que permite entender que as metas precisam ser relevantes para a organização. Não é interessante criar metas que não façam sentido e que não vá gerar evolução dentro da empresa.
  • T – Dentro do método SMART, o T vem de (time). Pensando nisso, fica a ideia de que para toda meta é preciso determinar um tempo para que ela se cumpra. Estabelecer uma meta sem um prazo não faz sentido, além de que a mesma não será levada a serio da forma que deveria ser levada. Por esse motivo, sempre que definir uma meta, estabeleça um prazo.

(Texto em 4 EXEMPLOS DE METAS SMART E COMO APLICAR O CONCEITO NA SUA EMPRESA )

A matéria não se esgota aí. É bastante aconselhável se aprofundar com os inúmeros textos da internet a respeito.

Importante: A Coluna Item

Os valores lançados na Coluna ‘Item’ da planilha afetam fundamentalmente a funcionalidade:

  • Início em 01, 02, 03, 04 e 05 ou ‘A.’ ‘B.’ ‘C,’ ‘D.’ e ‘E’ colorem as células conforme as linhas do grupo.

Sugestão

Para esta e as demais ferramentas Lean Construction (a seguir) sugerimos, antes de iniciar seus lançamentos, a leitura na internet dos variados textos sobre elas e as melhores formas de operá-las.

  • 5W2H;
  • Matriz de Prioridades GUT;
  • Metas SMART;
  • Plano de Ação SWOT
  • Linhas de Balanço;
  • E ainda: Business Model Canvas.

Outros links

Aprenda a definir suas metas

Este artigo foi útil para você?

Deixe uma resposta