Planejamento: Avanço / Progresso


Avanço

  • O cálculo do Avanço é uma ferramenta do Planejamento que compara o previsto com o realizado e oferece um número que representa o progresso total alcançado em cada período.
  • Como o resultado da obra é medido por um único número (ou valor) a análise deve ser feita com certa prudência.

Será sempre preferível usar os valores da obra extraídos das Medições ou da Planilha de Serviços, pois passarão a ser o objeto (real) de controle e não valores como desembolso por atividade ou trabalhabilidade dos serviços, de difícil mensuração (e crédito).

O formulário poderá ser utilizado de 2 formas:

1. Usando apenas a linha Realizada (R) e comparando os resultados com os do período anterior, ou

2. Calculando o Previsto (P) e o Real (R) na data, a cada período, e comparando os resultados entre si (este último preferível porém mais trabalhoso).

Observar ainda que o valor encontrado foi baseado em “pesos” estimados para várias partes do empreendimento, sujeito a erros significativos, caso os dados previstos inicialmente não sejam alterados o acompanhamento continuará válido.

A mudança dos valores e pesos inicialmente lançados não deverão pois sofrerem alterações sistemáticas mas só nos casos de estarem perdendo a praticidade ou de haver revisão no Planejamento.

Operação

  • No início dos serviços (com o Planejamento Inicial) crie um arquivo novo com o nome da obra e preencha as colunas ‘Item’, ‘Serviços’ e ‘Total dos Serviços’.
  • Mensalmente (ou quinzenalmente, conforme o período definido para gerar seus relatórios), preencha a coluna ‘Percentagem Realizada (do Item)’ prevista (P) e real (R) e clique em Totalizar.

O formulário estará preparado para ser impresso.

Este artigo foi útil para você?

Deixe uma resposta