Orçamento de Obra: Página Principal


    Content

Planilhas / Preliminares

O orçamento do ERP-TE_Essencial é baseado em composições de preços unitários (CPUs) dispostas em 7 planilhas:

1. A Planilha Principal à direita com as características principais das CPUs.

  • Seus dados são exibidos também nas caixas de texto ‘Ordem’, ‘Serviço’, ‘Unidade’ e ‘Quantid’.
  • Tanto a planilha quanto as caixas de texto poderão ser editadas normalmente;

2. Três (3) planilhas de insumos no corpo das CPUs: ‘Mão de Obra’, ‘Materiais’, ‘Equipamentos / Subempreiteiros’;

3. A Planilha Composições Auxiliares no corpo das CPUs (orelha Comp. Auxiliares);

4. Uma planilha inferior com os insumos, aqui chamada de Armazém Geral ou Armazém on-line, independente dos insumos das CPUs.

  • Em cada banco de dados “.cpus” estão armazenados as tabelas das CPUs e do Armazém.
  • Será possível (embora procedimento que não deverá se tornar rotina) carregar o Armazém de outro banco de dados e criar ou atualizar CPUs com estes insumos (Menu Arquivo > Carregar armazém de outro BD);

5. Uma planilha inferior, idêntica à principal, que servirá para lançar composições auxiliares dentro das composições principais.

  • Qualquer composição poderá ser auxiliar de outra.
  • As CPUs Auxiliares só poderão ser lançadas em sua planilha própria (orelha Comp. Auxiliares).
  • A planilha é acessada clicando-se no botão inferior “Auxiliares”.

6. Para lançar insumo ou Auxiliar no corpo da CPU basta coloque em exibição a planilha que irá receber os dados e dê 2 cliques sobre o nome do insumo ou da CPU Auxiliar na planilha própria.

Há ainda um botão Seta Acima ao lado do filtro que também lança os dados.

7. A orelha “Geral da CPU” apresenta caixas de texto com a totalização dos valores, de caixas de texto para lançar datas, de cada CPU. Também caixas de texto para lançar taxas sobre cada CPU, como BDI, ES, Taxa sobre Materiais e Taxas sobre Equipamentos. Estas taxas poderão ser lançadas em todas as CPUs através do formulário Config (Configurações do Orçamento / Atualização de Preços).

8. O formulário Config disponibiliza ferramentas necessárias à automação dos lançamentos do arquivo e deverá trabalhar em conjunto com a Página Principal do Orçamento.

Dicas

1. Após lançar/editar dados clique no botão superior Atualizar (ou digite F12) para salvar as edições (definitivamente) no banco de dados.

2. A forma mais rápida de lançar quantitativos no banco de dados é digitando-os na coluna Quantid da planilha e se deslocando para a linha superior ou inferior por meio de Seta Abaixo ou Seta Acima. 3. Ao se deslocar para uma outra linha da Planilha os dados são atualizados automaticamente dispensando o clique em Atualizar;

4. Pensando-se nos próximos orçamentos, cujos arquivos serão preferivelmente cópias dos orçamentos imediatamente anteriores, será conveniente (ou obrigatório) que os insumos constantes nas CPUs, estejam também lançados no Armazém Geral. Assim ao atualizar (mais facilmente) os preços dos insumos do Armazém, poderão ser atualizados os insumos do corpo das CPUs;

5. Para atualizar os preços das CPUs com os preços constantes no Armazém abrir as Configurações da Página e clicar na orelha Armazém on-line.

6. Para criar nova composição de preços clique no botão Nova. Para duplicar uma composição existente, selecione-a e clique no botão 2X.

7. Para lançar insumos na composição dê 2 cliques sobre o insumo da planilha inferior (no Armazém On-line) que ele será lançado na primeira linha vaga da composição.

8. Composições com valores zero ou não quantificadas não serão exibidas nos relatórios, não sendo necessário deletá-las.

9. Evite sinais especiais nos campos das composições e dos insumos, como: /. \, ‘, :, -, @, #, $, ! etc.

10. Tour da página: mova o ponteiro do mouse sobre os comandos e leia aqui sobre suas funções.

11. Utilize o formulário Excel para importar dados e criar novo banco de composições/insumos.

12. Exporte as planilhas para o Excel clicando no envelope, dentro das planilhas, e classifique os dados.

13. Filtro: digitando antes do asterisco filtra-se os insumos com as mesmas iniciais dos caracteres digitados.

14. Filtro: digitando após o asterisco serão exibidos os insumos que contém os caracteres digitados.

15. Para inserir insumos clique na última linha da tabela ou, sendo muitos, importe-os do Excel.

16. Clique nos cabeçalhos das planilhas para ordenar diferentemente os dados.

17. As taxas sobre os Materiais, Equipamentos e Transportes são para uso eventual do Usuário.

O Armazém Geral

O Armazém Geral, a planilha inferior com os insumos de cada órgão, é formada por uma coluna de Preços Principais (que é entendida pelo software) e 30 colunas duplas com preços / datas para utilização do usuário.

Somente a coluna Preço Principal é utilizada pelas atualizações automáticas. As demais servirão para armazenar preços, por exemplo, por estado, por região, por obra, por data, etc.

Como a explicação do funcionamento de uma planilha foge do escopo da Ajuda, descreveremos apenas as principais funções, propriedades, recursos e ferramentas disponíveis no Armazém Geral e o local de seus comandos.

Ao clicar no cabeçalho da planilha a ordem de exibição é alterada;

Para lançar novos insumos no Armazém dê 2 cliques na última linha da tabela ou, sendo muitos, importe-os do Excel <Transacao_planilhas_Excel.htm>;

Os cabeçalhos da planilha poderão ser renomeados de forma diferente do existente. Nos preços dos insumos poderão ser incididas taxas fixas em todos eles, ou em parte, poderão ser copiados preços de uma coluna para outra, ocultadas colunas, filtrado insumo, etc. por meio do formulário ‘Transações entre colunas’ .

Este artigo foi útil para você?

Deixe uma resposta