Planejamento: Algoritmos e Outros Fluxogramas


    Content

Este formulário é um anexo que foi coletado em sites da internet que disponibilizam códigos fonte livres para servir de complemento ao formulário ‘Neopert / Redes de Precedências’.

Substitue também o programa de geração de Organogramas da Microsoft que deixou de ser desenvolvido após o Windows XP.

Seus comandos e menus principais foram parcialmente traduzidos para o português.

O EngWhere não prestará suporte para o mesmo ou sobre algoritmos. O usuário, após tentar operá-lo, deverá definir a conveniência de utilizá-lo.

Os dados do Produto / Empresa desenvolvedora são:

Ajuda (tradução automática)

  • Visão geral
  • Algoritmo de criação
  • Funções
  • Gerando o Executável

Visão geral

A ferramenta permite executar algoritmos básicos de uma forma visual. Tudo que você tem a fazer é colocar blocos de programa na tela, conectá-los com linhas (setas).

Você também pode executá-lo no modo passo a passo (quando a Duração for definida como máxima).

Selecione “Exemplos” do menu “Arquivo”, e use o botão de seta verde para executá-los.

Algoritmo de Criação

  • Os botões da barra de ferramentas à esquerda permitem que você coloque blocos de construção para seus algoritmos. Vamos começar com um exemplo:
  • Clique em “Iniciar” e coloque-o em bloco a área de trabalho.
  • Clique bloco botão “Entrada” e coloque “Saída”. Você será solicitado para parâmetros, digite “Olá, mundo!” na caixa de texto da mensagem.
  • Clique no botão “end” e colocá-lo abaixo bloco anterior.
  • Você tem 3 comandos em seu algoritmo, mas eles ainda não estão conectados, então vamos fazê-lo:
  • Clique primeiro bloco (“Start”) que você criou e, em seguida, segundo bloco (“Saída”).
  • Clique no botão [Conectar] para conectar esses blocos.
  • Da mesma forma se conectar “Saída” com o bloco “Fim”.

É isso aí! Use o botão de seta verde para executar o seu algoritmo. O sistema irá pedir para salvar o seu programa antes de executar. Você pode alterar o tempo de atraso para a execução, se você configurá-lo para o máximo (posição mais à direita), o valor será “P” e sistema irá parar depois de cada passo permitindo que você use o botão “passo”.

Para editar os blocos você pode apenas dar um duplo clique, ou selecionar um bloco e pressione o botão “Editar”.

Funções

Funções são os mais poderosos blocos de construção.

Cada programa que usar save (arquivo “.fpp”) é uma função, você pode chamá-lo de qualquer outro algoritmo ou até mesmo de si mesmo (recursão). Para adicionar a função de uso botão “func”. Tipo de função filename (sem extensão!) No campo nome da função.

Você pode definir variáveis ??locais (úteis para a recursividade) editando o bloco “start”.

Existem também várias funções embutidas:

Fix – recebe um número, retorna número fixo (sem dígitos após o ponto).

FileDialog – abre uma janela de ficheiros.

Clear – apaga o ecrã de texto do usuário.

ExtractFileName – recebe caminho completo do arquivo, retorna somente o nome do arquivo.

Ambos algoritmo de função eo algoritmo chamador deve ser guardado na mesma pasta.

As funções também podem ser especificados para eventos de janela.

Veja exemplos.

Gerando Executáveis

Você pode até mesmo fazer um executável de você algoritmo. Selecione “Gerar executável” do menu “Arquivo”. Digite o nome caminho completo para o seu algoritmo.

O sistema não gera um verdadeiro executável, ele apenas copia o arquivo de programa e cria um arquivo especial “ini” que é usado para carregar e executar o programa sem mostrar o fluxo. Todas as funções devem ser copiados para a mesma pasta em que está o arquivo executável.

Normalmente, o arquivo executável é criado para programas que tenham algum outro uso exceto apenas mostrando os algoritmos, por exemplo “d.fpp” em exemplos – é um mapeador de imagem para as páginas da web. Ela exige esses arquivos a serem copiados para a mesma pasta onde o arquivo executável (.exe) está:

D.fpp – algoritmo principal com janela.

D0.fpp … D6.fpp – sete funções que são chamados como eventos por a janela principal (D.fpp).

Impressão

Para imprimir os fluxogramas colete o Print Screen da tela e cole no Paint a imagem que interessar.

Algoritmo (Wikipédia)

Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais devendo ser executadas mecânica ou eletronicamente em um período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.[1] [2] [1]

O conceito de algoritmo é frequentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita culinária, embora muitos algoritmos sejam mais complexos. Eles podem repetir passos (fazer iterações) ou necessitar de decisões (tais como comparações ou lógica) até que a tarefa seja completada. Um algoritmo corretamente executado não irá resolver um problema se estiver implementado incorretamente ou se não for apropriado ao problema. Jean Luc Chabert.

Um algoritmo não representa, necessariamente, um programa de computador[3] , e sim os passos necessários para realizar uma tarefa. Sua implementação pode ser feita por um computador, por outro tipo de autômato ou mesmo por um ser humano. Diferentes algoritmos podem realizar a mesma tarefa usando um conjunto diferenciado de instruções em mais ou menos tempo, espaço ou esforço do que outros. Tal diferença pode ser reflexo da complexidade computacional aplicada, que depende de estruturas de dados adequadas ao algoritmo. Por exemplo, um algoritmo para se vestir pode especificar que você vista primeiro as meias e os sapatos antes de vestir a calça enquanto outro algoritmo especifica que você deve primeiro vestir a calça e depois as meias e os sapatos. Fica claro que o primeiro algoritmo é mais difícil de executar que o segundo apesar de ambos levarem ao mesmo resultado. Algorithmics.

O conceito de um algoritmo foi formalizado em 1936 pela Máquina de Turing de Alan Turing e pelo cálculo lambda de Alonzo Church, que formaram as primeiras fundações da Ciência da computação.

Ver outras possibilidades do formulário em Algoritmo – Wikipédia

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Algoritmo

Este artigo foi útil para você?

Deixe uma resposta