Orçamento de Obra: Agrupamento do Orçamento

De Suporte EngWhere
Ir para: navegação, pesquisa

Roteiro

Este acompanhamento é uma ferramenta de controle de obra com base nas CPUs e/ou insumos orçados.

Após o orçamento os dados das composições (agora chamados de previstos) são importados para estas 6 planilhas que dispõe de 4 x 19 colunas de acompanhamento (Quant x Pç Unit = Total e Data) para acompanhar com os dados reais.

1. Crie um arquivo por obra. Dê-lhe o nome da própria obra e salve-o em diretório apropriado da rede (Menu Arquivo > Novo);

2. Importe os dados do orçamento desta obra (Menu Arquivo > "Importar dados orçados (CPUs / Insumos)". Importe também seu arquivo de BDI.

3. O arquivo estará pronto para ser preenchido conforme as aquisições e contratações mensais para a obra. Seu limite é de 18 meses que poderão ser transformados em trimestres, etc.

Importante

  • Nas planilhas do Orçamento poderão ser lançados manualmente dados do BDI e/ou do Planejamento, não constantes do Orçamento da obra;
  • Como o processo inicial é bastante rápido (e poderá ser deletado) o usuário deverá definir se irá fazer o acompanhamento pelos Composições / Insumos ou se pelas composições e Curva ABC dos Insumos (Menu Arquivo > Importar dados orçados).

Importação dos dados da Curva ABC (sem os títulos das CPUs)

  • Somente os dados quantificados são importados dos arquivos do orçamento.
  • Após criado o arquivo, importados os dados e iniciado o acompanhamento, evite importar novamente dados para o mesmo arquivo (.acmo) que, independente de serem sobrescritos ou acumulados,os dados do acompanhamento serão perdidos.

Diversos

  • Lance o arquivo na rede para que possa ser aberto pelos setores envolvidos.
  • A princípio tanto o Setor de Suprimentos, quanto o Técnico ou o Almoxarifado poderão lançar dados no Acompanhamento (reais).
  • Os dados lançados poderão também servir de orientação ao Setor de Compras, que deverá obedecer uma rotina (criada na empresa) para o caso das quantidades ou preços adquiridos extrapolarem os valores do orçamento.

Dicas

  • Digite um ponto (.) ou traço (- ou _) ao final da Ordem, do ITem das planilhas para destacar com cor e negrito a sua linha.

Ver Também

Taxas do BDI

Orçamentos DNIT

Gerador de Planilhas Analíticas

Levantamentos Quantitativos

Orçamento de Obra