Passo a Passo do ERP: Missão (quase) Impossível

De Suporte EngWhere
Ir para: navegação, pesquisa

Passo a Passo do Orçamento

A intenção do Passo a Passo é reforçar ou substituir a leitura integral da Ajuda, mesmo não dispensando eventuais consultas às Dicas da Página posteriormente (clicando F2 em cada formulário).

Este Passo a Passo será em forma Tarefas (várias) e 1 (uma) Missão a cumprir.

A (grande) Missão, descrita a seguir, será, seguindo os passos abaixo, simular e gerar vários relatórios, digitando apenas números e teclas de navegação.

Apenas o teclado numérico e as teclas de deslocamento (como Page down, Page Up, Seta abaixo, Seta acima, F1, F2, etc) serão permitidos e as digitações serão permitidas, quando expressamente permitidas, no Cadastramento de Dados.

Já que se trata de simulações o usuário poderá também, desde que tenha entendido completamente alguma etapa, "fazer de conta" que foi concluída.

Missão (quase) Impossível - Criando o Arquivo e Orçando a Obra (em 5 minutos)

Preparação para orçar

1. Colete no site do Sinapi as composições e insumos com preços atualizados. São 3 arquivos. Um dos arquivos encontra-se em Excel e os demais em PDF. Converta os PDF para o Excel.

2. Abra o arquivo "\0. Importações\Importação_Composições-Insumos.xls" e lance os dados em uma das planilhas de importação. Siga as instruções, regras de lançamento e classificação, constantes no arquivo Excel.

3. Na Página Principal do Magma clique em Menu Ferramentas > Importação de Dados (de Outros Orçamentos) > Sinapi / Excel > CPUs do Sinapi / Excel.

  • Crie um banco de dados novo e importe para este arquivo as CPUs e os insumos do Corpo da CPUs.
  • No mesmo banco de dados importe os Insumos do Sinapi / Excel (o Armazém Geral que será exibido na parte inferior da Página Principal).

4. Atualize os preços do novo arquivo:

a) Carregue o banco de dados criado na Página Principal;

b) No Armazém Geral copie os preços de seu estado (se a obra que irá orçar for daí) para a colçuna Preço Principal.

  • Há uma seta inferior ao Armazém que faz isto. Poderá ser feito também através das nas Configurações (Menu Ferramentas > Configurações do Orçamento / Atualizações de Preços), Orelha Armazém Online > Seção Copiar Preços entre Colunas);

c) Após preenchida a coluna Preço Principal será necessário atualizar os insumos das CPUs. Nas Configurações > Orelha Dados Comuns > Seção Atualização das CPUs com os Preços do Armazém e Totalização dos Valores, clique no botão superior da Seção e depois no botão inferior. Os preços estarão atualizados.

Levantamento dos Quantitativos do Projeto.

Na Página de Abertura clique no Menu Orçamentos De Obra > Levantamento dos Quantitativos.

Se preferir use esta planilha para levantar os quantitativos do projeto.

Caso os quantitativos foram informados na licitação esta etapa é desnecessária. Nesta simulação os quantitativos poderão ser estimados (ou mesmo aleatórios).

Orçando (comece a contar o tempo)

1. Com os quantitativos em mãos abra a Página Principal do Orçamento, carregue o Banco recém criado e lance os quantitativos na Coluna Quantid da planilha da direita. Use as Setas Abaixo e Seta Acima (do teclado) após cada lançamento, para se deslocar pela planilha. Note que ao mudar de linha os lançamentos ficarão salvos automaticamente. Se preferir lance os dados na Caixa de Texto Quantid (superior esquerda). Neste caso, ou após qualquer outra edição clique no botão Atualizar para salvar as edições ou lançamentos.

2. Abra as Configurações > Orelha Dados Comuns e digite nas Caixas de Texto da 'Seção Lançamento de dados em todas as CPUs' o BDI e outros dados eventuais oportunos. Clique no botão 'Lançar' correspondente.

3. Seu orçamento está concluído clique em Relatórios e escolha a(s) planilha(s) que quer imprimir (ou visualizar).

Se for o caso clique no botão Envelope (dentro de cada Planilha) e exporte a planilha para o Excel, o Word ou para PDF.

4. É conveniente, antes de imprimir, clicar novamente nos botões no Item 1 (acima) para Totalizar eventuais lançamentos posteriores ou outro nível de composições auxiliares.

Ver Também

Passo a Passo do ERP