Planejamento: Análise SWOT


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Análise SWOT da Empresa

Significado

  • SWOT é o acrônimo em inglês que representa as seguintes fases de análise: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), sendo aplicável ao Marketing e a diversas outras atividades empresariais e profissionais.

É aconselhável o estudo de (diversificados) textos sobre o assunto na internet antes de iniciar a operação do formulário.

Para melhor adaptar à Engenharia, quantificamos as fases em pesos e percentuais, sendo que:

  • A soma dos pesos das 4 fases deverá ser (sempre) 100.
  • A soma dos Pesos Relativos deverá ser (sempre) 100.
  • As Notas, que representam o grau de incidência de cada de cada item deverá ser dada com parcimônia, de forma a se obter o mesmo Total, tanto para os grupos quanto para o total geral. Na dúvida mantenha a nota 100 em todos os itens.

O formulário tem múltiplas finalidades e presta-se para “pesar” valores abstratos em geral, repartindo o assunto em até 4 fases e cada fase em outras subdivisões, sempre tendo a soma de seus pesos o valor 100. Os botões de somatório conferem se os lançamentos estão fora do intervalo “99,5-100,5”.

Algumas Utilidades da Análise

a) Ajudar as empresas a encontrarem informações relevantes para fundamentar suas tomadas de decisões;

b) Tomar melhor conhecimento de sua própria empresa;

c) Tomar melhor conhecimento sobre os métodos de trabalho de seus concorrentes;

d) Comparar os resultados para melhoria das atividades de marketing, de investimento;

e) Subsidiar o planejamento estratégico da empresa.

Importante: A Coluna Item

Os valores lançados na Coluna ‘Item’ da planilha afetam fundamentalmente a funcionalidade:

  • Início em 01, 02, 03 e 04 ou ‘A.’ ‘B.’ ‘C,’ ‘D.’ colorem as células conforme as lin has do grupo.
  • Idem quanto ao cálculo dos pesos nas caixas FORÇAS, FRAQUEZAS, AMEAÇAS E OPORTUNIDADES (à direita), cujos valores incidem nos cálculos dos Totais.
  • Final com 00 não são multiplicados e seus valores não entram nos somatórios de conferência.

As colunas Nota, Peso Relativo e Total procuram facilitar a Análise (e quantificar valores muitas vezes abstratos) inicial da Empresa. Não se presta diretamente para as estratégias ou conclusões.

Sugestão

Para esta e as demais ferramentas Lean Construction (a seguir) sugerimos, antes de iniciar seus lançamentos, a leitura na internet dos variados textos sobre elas e as melhores formas de operá-las.

  • 5W2H;
  • Matriz de Prioridades GUT;
  • Metas SMART;
  • Plano de Ação SWOT
  • Linhas de Balanço;
  • E ainda: Business Model Canvas.

 

Teoria na Internet:

Sabedoria “Perceba que a análise SWOT depende da habilidade e atenção de quem a executa. O que parece ameaça para uma pessoa, pode ser uma oportunidade para outra. É o seu tato, ambição e coragem que determinarão como você irá usá-la a favor da sua empresa!”

Análise SWOT – Um Pequeno Guia

 

Geral

Terminei a matriz… E agora? (extratos)

A análise por si só não tem serventia alguma. A avaliação de todos os fatores internos e externos relacionados ao seu negócio deve ajudar nas tomadas de decisão.

Portanto, agora que você já tem a matriz preenchida em todos os seus quadrantes, é hora de analisar os possíveis movimentos.

Mas como você transforma a matriz SWOT em ações e estratégias?

A dica é ver como as forças, as fraquezas, as ameaças e as oportunidades se relacionam entre si.

O objetivo é maximizar os pontos positivos e minimizar os negativos.

Por exemplo, olhe para as suas Forças e identifique como elas podem ajudar a potencializar o negócio aproveitando as Oportunidades identificadas.

As Forças da sua empresa também podem ajudar a minimizar os impactos das Ameaças.

Veja as possibilidades de estratégias combinando as informações levantadas:

Forças + Oportunidades

Quais pontos fortes da empresa podem ser usados para maximizar as oportunidades identificadas? No caso da livraria, a amplitude da oferta maximiza a oportunidade de entrar nas vendas virtuais. Então, você já seria capaz de tomar uma decisão estratégica: focar as mensagens publicitárias na grande variedade de livros.

Forças + Ameaças

Quais pontos fortes da empresa podem ajudar a minimizar o impacto das ameaças? Por exemplo, a reputação da livraria pode reduzir a ameaça de entrar em um mercado com concorrência acirrada, já que a marca é consolidada. Então, uma estratégia importante seria manter o mesmo nome e identidade visual na web.

Fraquezas + Oportunidades

Que ações você pode fazer para minimizar as fraquezas através das oportunidades levantadas? O uso de smartphones para compras online é uma oportunidade importante, mas só será aproveitada se a empresa tomar uma ação: adotar um sistema de estoque integrado para todos os seus pontos de venda.

Fraquezas + Ameaças

Que ações você pode fazer para diminuir ou eliminar as fraquezas e minimizar o efeito das ameaças? No caso da livraria, a falta de know-how, combinada à concorrência acirrada do mercado, é um problema grave. Para reduzir esse impacto, uma ação importante seria contratar uma empresa especializada para estruturar a operação do e-commerce. Pronto, agora sua análise está completa! Você já está munido de várias informações para tomar suas decisões com mais certeza.

Dicas extras para a sua análise!

  • Seja realista – mascarar a realidade só irá prejudicar a sua empresa.
  • Seja objetivo – explique em poucas palavras cada ponto, se necessário.
  • Evite listas muito longas – priorize os pontos por relevância para o negócio.
  • Combine com outras metodologias de análise de cenário e diagnóstico.

Como fazer uma Análise SWOT

Outros links

Análise SWOT (Matriz): Conceito e Aplicação

Análise SWOT

Referências

https://marketingdeconteudo.com/como-fazer-uma-analise-swot/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Análise_SWOT

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