ROTEIRO DO CURSO “COMO OUVIR MÚSICA CLÁSSICA”
PRELIMINAR
a) Aproveitando as matérias com exemplos na Página, ficará fácil a
elaboração de um roteiro mínimo e o estudo estritamente necessário para conhecer
(e dominar) a Música Clássica.
Tempo de dedicação aproximado do curso 3 dias. Temos como certo que, para muitos, o curso será uma oportunidade real de melhoria na qualidade de vida.
b) Que fique claro que “entender” para nós é “adorar”, ou
seja, quando estiver significativamente gostando de algumas obras e
compositores, que antes não conhecia, a missão do curso estará cumprida.
c) O Curso pretende mudar o status do participante de estudante
ou calouro para diletante que, com o tempo, se tornará melômano ou,
melhor ainda, melomaníaco.
Fica o convite!
♫
IMPORTANTE
a) você será solicitado a visitar
outras seções ou itens da tabela. Para retornar à esta página clique no botão
inferior Voltar (curso) para retornar ao início da página.
b) Termos marcados como IMPRESCINDÍVEL devem ser entendidos plenamente antes
de iniciar a instrução seguinte.
c) Os exemplos do curso (players) geralmente têm curta duração (até uns 5 minutos em média). Players com maior extensão (acima de 20 minutos) dispensarão, se não disposto diferente, a audição completa. Ouça uns 10 minutos e deixe o restante para ouvir no final do curso, quando as obras se tornarão imprescindíveis pois serão retiradas do que há de mais importante da Música Clássica.
d) Se você não leu ou ouviu as seções anteriores da
Página leia rapidamente antes de iniciar o Curso ao menos para se familiarizar
com a Página.
Feito isso, sempre que solicitarmos sua visita a outro local, leia os textos e
ouça os players por completo. Não volte com dúvida para prosseguirmos com as
lições.
Não tenha pressa, lembre-se que a função do curso é melhorar sua qualidade de
vida e poderá já pensar em tirar proveito a partir do que for aprendendo.
♫
A ABRANGÊNCIA DO CURSO
Os períodos de música que
estudaremos serão:
. Período Barroco (Bach e Haendel), 1600-1750 – Técnica:
contraponto;
. Período Clássico (Mozart, Haydn e Beethoven) – Técnica: forma sonata;
. Período Romântico (Beethoven, Chopin e outros) – Iluminismo
Passaremos rapidamente, sem detalhar, sobre:
. A Música Renascentista
. A Música Moderna e o Atonalismo.
Há no site um capítulo para cada um desses período para iniciação do leitor que depois poderá estudar por conta própria no YouTube.
♫
LIÇÃO I: REGRA FUNDAMENTAL
Pare de procurar “a música principal”; procure as vozes. Escolha uma voz e siga-a por 10 segundos. Depois mude para outra. Depois outros pares. Repita!
Franz Joseph Haydn, o pai da sinfonia clássica e do quarteto de cordas, afirmou em outras palavras que em um quarteto de cordas os 4 instrumentos tem a mesma importância e peso.
♫
LIÇÃO II: SEÇÃO INTRODUÇÃO (ITEM I DA TABELA)
1. Ouça os exemplos das Teoria / Técnicas Iniciais e leia seus significados. Após isso retorne clicando no botão Voltar (curso) para seguir para as próximas instruções;
♫
LIÇÃO III: DICIONÁRIO DA MÚSICA
1. No verbete Fuga, ouça os exemplos sonoros e leia os significados;
2. No verbete Contraponto, ouça os exemplos sonoros e leia os significados;
3. No verbete Polifonia, ouça os exemplos sonoros e leia os significados;
4. No verbete Movimentos, ouça os exemplos sonoros e leia os significados;
5. No verbete Sujeito, ouça o exemplo sonoro e leia o significado;
6. No verbete Vozes (IMPRESCINDÍVEL), ouça os exemplos sonoros e leia os significados. A Fuga, o Contraponto, a Polifonia e as Vozes serão a base da Música Barroca, que J.S. Bach reinou solenemente;
7. No verbete Polifonia (ouça os exemplos sonoros e leia os significados;
♫
LIÇÃO IV: A HISTÓRIA DA MÚSICA
1. No verbete Linha do Tempo, perca alguns minutos ouvindo e observando o período que viveram os principais compositores e em qual movimento pertenceram;
2. No verbete Nomes Populares das Composições, perca alguns minutos tomando conhecimento dos outros nomes das principais obras (não é necessário decorar);
♫
LIÇÃO V - COMPARAÇÕES DIDÁTICAS (IMPRESCINDÍVEL)
1. No verbete Ave Maria — Bach, Gounod, Schubert,
Mendelssohn, ouça os exemplos sonoros.
Observe como foi construída a Ave Maria de Bach-Gounod (2 primeiros
players) e a compare com a de Schubert e a Mendelssohn;
2. No verbete Quarteto — Construção de um dos temas, ouça os exemplos sonoros e leia o texto. Trata-se da construção de um pequeno tema do Quarteto Dissonante de Mozart instrumento após instrumento;
♫
LIÇÃO VI: BACH - O PAI DA MÚSICA (IMPRESCINDÍVEL)
1. No verbete Como Ouvir as Vozes no Magnificat, ouça
com atenção os exemplos sonoros e leia o texto. Repita até entender que as 10
vozes da Música terão entradas diferentes e serão desenvolvidas cada uma por um
instrumento.
Em toda a Lição vale nossa Regra Fundamental (Pare de procurar “a música
principal”; procure as vozes). A maior dificuldade talvez seja acreditar
que a obra seja formada por 10 vozes distintas e independentes.
2. Nos verbetes Bach - Um Instrumento - Duas Vozes I e Bach -
Um Instrumento - Duas Vozes II atente a persistência de Bach com o
contraponto, fazendo que um único instrumento produza duas ou mais vozes.
3. No verbete Como ouvir Bach - Múltiplas Vozes, ouça
com atenção os exemplos sonoros e leia o texto.
Observe que além de muitas vozes, elas formam a cada instante, um acorde. Na
partitura vê-se o acorde na vertical, que difere do acorde da música popular,
na horizontal.
Entender esta Lição VI é conhecer Bach e seu legado: é impossível ouvir
10 vozes simultaneamente, em acordes, sem atropelos, e não admirar ou se entregar.
Bach é eletrizante, variegado, intrigante, inacreditável, tudo menos monótono.
♫
LIÇÃO VII: PERÍODO CLÁSSICO – FORMA SONATA (IMPRESCINDÍVEL)
1. No verbete Quarteto Dissonante - 1º Mov. Completo e
Parcionado, ouça os exemplos sonoros e leia o texto. Trata-se do primeiro
movimento do Quarteto Dissonante de Mozart e deve ser ouvido por inteiro.
Observe como é a Forma Sonata do Período Clássico.
Este quarteto ilustra a Forma Sonata que regeu todo o Período
Clássico.
2. No verbete Página de Mozart anime-se com os elogios rasgados e unânimes a Mozart. Ajudarão a admirá-lo e entendê-lo, pelo caminho inerso.
♫
LIÇÃO VIII – BEETHOVEN INICIA O ROMANTISMO (IMPRESCINDÍVEL)
No Romantismo, iniciado por Beethoven, não há uma técnica rígida c omo foi o Contraponto para o Barroco ou a Forma Sonata para o Período Clássico
É importante saber que o que aprendemos até aqui é suficiente para seu entendimento, já que muitas formas e tácnicas foram preservadas.
1. No verbete O Romantismo na Música Clássica há
um texto que detalha o que dissemos e que será explicação suficiente, mas que
não dispensará o leitor de ouvir por conta própria no Youtube, por inteiro,
obras como:
. O Quinteto e o Octeto de Schubert;
. O Carnaval de Schumann;
. Sinfonia nº 1 de Brahms (chamada de a Décima de Beethoven);
. Composições de Chopin (Valsas, Baladas, Polonaises, Scherzos, Prelúdios, Estudos, etc) que são um bálsamo para a alma racional humana;
. Sinfonia fantástica de Hector Berlioz.
DICA: Sempre que possível encaixe a Música Clássica em seus papos e assuntos prediletos. Receberá e transmitirá lições preciosíssimas.
2. No verbete Sinfonias de Beethoven - Temas ouça trechos (frases) de cada uma das 9 sinfonias de Beethoven.
3. No verbete Últimos Quartetos de Beethoven ouça
com atenção os exemplos sonoros e leia o texto.
Chegamos aqui em ponto chave de nosso curso. Os últimos quartetos de Beethoven
são talvez as obras mais altas de toda a Música. Concordando com isso e
admirando as peças, não necessitará mais de cursos para ouvir Música Clássica.
Estará sabendo mais que o necessário.
Não sendo assim, comece a ouvir aos poucos essas músicas para ir se adaptando
com elas,
Schubert afirmou, após a audição de um desses quartetos: "Depois
disso, o que nos resta escrever?" . Ficamos a imaginar que Schubert
seria o único capaz de dar continuidade a este tipo de expressão e certamente o
faria se não viesse a falecer com 31 anos de idade.
De qualquer forma, dominando os períodos Barroco, Clássico e Romântico, o Curso estaria concluído. Os próximos itens destinam-se a dar-lhe algum conhecimento sobre assuntos importantes da Música. Muitos desses assuntos, aliás, são especialidades de vários músicos e entendidos. Não são secundários.
♫
LIÇÃO IX –OUTROS MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS
1. No verbete Música Renascentista, ouça os exemplos sonoros e leia o texto a respeito. Será interessante reconhecer um Cantochão, um Canto Gregoriano, etc.
2. No verbete Música Moderna, ouça rapidamente os exemplos sonoros e leia o texto a respeito. Será interessante reconhecer uma música atonal.
♫
LIÇÃO X –COMPOSITORES E SUAS OBRAS
Nos verbetes Trechos de
Óperas e Comparativo Ópera x Teatro, ouça os exemplos sonoros e leia os
textos correspondentes.
Resta-nos dizer que nas óperas geralmente são colocadas, acima do palco, telas
eletrônicas em com legendas traduzindo o que falam (a maioria das óperas em
italiano).
A melhor forma de conhecê-las é freqüentando-as. São imperdíveis, talvez os
maiores espetáculos do planeta.