Música renascentista
Trechos
Canções de Dowland
O cantor e alaudista inglês John Dowland foi o mais fecundo compositor de canções do século XVI. Algumas foram escritas para quatro vozes, em vez de uma voz solo, ou com acompanhamento de viola de gamba e alaúde.
Canto Gregoriano
A importância do canto gregoriano na música ocidental foi essencial até o século XVI. Havia três tipos de canto: o recitativo, o melismático e o de refrões interpretados pelo coro e pela congregação. A maioria era interpretada alternadamente pelo coro e pelos solistas. Este exemplo é um canto em honra dos defuntos.
Música do Teatro Renascentista
Os criadores e intelectuais do renascimento tentaram restaurar os ideais artísticos da antigüidade clássica. O espírito da época refletiu-se nas canções profanas e na música cortesã, que se integraram na vida da arte e das letras. O dramaturgo inglês William Shakespeare utilizou canções e baladas populares em suas obras e seus próprios versos inspiraram numerosos compositores de canções e de música orquestral para teatro.
The silver swan - Gibbons
Os madrigais do compositor inglês Orlando Gibbons são representativos deste gênero na Grã-Bretanha, sendo menos contrastantes que o madrigal italiano.
As Vésperas
As Vésperas (1610), de Claudio Monteverdi, combinam movimentos solistas num estilo ornamentado e virtuosista com outros, num estilo polifônico tradicional. A parte introdutória que escutamos está baseada no começo de sua ópera Orfeo, favola in musica (1607).
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A música renascentista, que surgiu entre 1400 e 1600, é marcada pela polifonia (múltiplas linhas melódicas simultâneas), harmonia mais fluida e o desenvolvimento da música instrumentalpolifonia (múltiplas linhas melódicas simultâneas), harmonia mais fluida e o desenvolvimento da música instrumental. As composições se tornaram mais complexas e grandiosas, evoluindo da música medieval, e os instrumentos se tornaram mais eficientes e variados, como o alaúde. Formas musicais religiosas como missas e motetes conviveram com a música secular, incluindo o madrigal.
Principais compositores
· Josquin des Prez: Considerado um dos mais influentes compositores do período.
· Giovanni Pierluigi da Palestrina: Conhecido por sua música sacra, que buscava clareza e inteligibilidade, influenciando a Contrarreforma.
· Thomas Tallis: Compositor inglês versátil que escreveu para a liturgia católica e anglicana, sendo autor de obras impressionantes, como o moteto "Spem in alium".