Este capítulo mostra, passo a passo, como identificar cada voz independente no movimento Et Exsultavit do Magnificat de Johann Sebastian Bach. Use o áudio abaixo (2:25 min.) e siga as indicações de tempo.
0:00 – 0:18 — Entrada da soprano (primeira voz)
"Aqui começa a primeira voz. Siga apenas a soprano — imagine que ela é a única estrela no palco. Não siga mais ninguém."
A soprano canta Et exultavit spiritus meus. Linha elegante, suave, de condução clara.
0:18 – 0:25 — As cordas surgem: a segunda voz
"Agora deixe a soprano sozinha um instante… e ouça o que acontece por baixo: as cordas caminham como uma voz própria."
Elas não acompanham — comentam.
0:25 – 0:32 — O diálogo começa
"Agora tente ouvir as duas ao mesmo tempo. Não se preocupe se parecer demais: é assim mesmo. A polifonia é um diálogo."
0:32 – 0:45 — Entrada do baixo contínuo (terceira voz)
"Agora procure o baixo: ele caminha com calma, nota por nota, como quem sustenta o chão da casa."
Se você congelar qualquer microsegundo, terá um acorde perfeito.
0:45 – 1:02 — As vozes intermediárias (quarta e quinta vozes)
"Ouça agora o miolo da textura. São como pessoas conversando num café: não chamam atenção, mas mantêm a conversa viva."
1:02 – 1:18 — Reexposição da soprano
"Volte para a soprano. Agora, sabendo que há outras vozes, ela soará diferente — mais brilhante, mais sustentada."
1:18 – 1:28 — Destaque para o desenho das cordas
"Agora desligue a soprano da mente. Ouça apenas o desenho ondulante das cordas."
1:28 – 1:40 — O encaixe vertical perfeito
"Todas as vozes juntas, horizontais, formam acordes verticais impecáveis. É Bach engenheiro de música."
1:40 – 1:55 — Pequenos diálogos laterais
"Ouça o ping-pong: uma voz sobe, outra responde, a soprano relança. Ideias independentes convivendo."
1:55 – 2:05 — A fusão das vozes
"Agora apenas deixe as vozes se misturarem. Você verá que não existe 'melodia principal'. Tudo é protagonista."
2:05 – 2:16 — Preparação para o final
"Perceba a leve intensificação. Bach não faz um crescendo romântico — ele aperta as vozes entre si."
2:16 – 2:25 — Encerramento
"No final, perceba como tudo se fecha com naturalidade. Cada voz chega ao seu próprio destino — e juntas formam o acorde perfeito."
No BWV.243-Magnificat-Et Exultavit Bach utiliza uma orquestra com duas flautas, dois oboés, três trompetes, tímpanos, órgão,fagote e cordas completas.
Na parte vocal a escrita é a cinco vozes tanto para solistas quanto para o coro. Às estruturas imitativas dos movimentos corais alternam-se os solos, o dueto e o terceto, de maneira a obter variedade e riqueza também pela alternância instrumental.