Antes de qualquer coisa, sejamos francos: este site tem pretensão, sim — e da melhor espécie. Queremos uma coisa simples, direta e rara: ensinar você a ouvir Música Clássica.
Não pedimos que você vire maestro, musicólogo ou frequentador de concertos de fraque. Aqui aceitamos chinelo, botina, Crocs, sandália havaiana e até aquele tênis surrado que já devia ter se aposentado. O único requisito é curiosidade auditiva.
Alguns poderão retrucar:
“Funk é a música da época. Vocês deveriam se recolher ao leito dos oitentinhas aguardando a morte.”
Engano puro!
Nossa proposta não é viver no passado — nem no presente. Queremos pular direto para as épocas seguintes, aquelas em que Bach, Mozart e Beethoven continuam fazendo sucesso fixo, como quem tem cadeira cativa no céu.
Aliás, um aviso útil: você encontrará Bach inevitavelmente.
Se subir, São Pedro lhe apresenta, ao recepcioná-lo.
Se, não agraciado, descer, o diabo — invejoso — também colocou Bach na porta do inferno, recepcionando funkeiros e sertanejeiros recém-chegados.
Conclusão prática: sendo Bach é unanimidade extrauniversal, convém treinar os ouvidos desde já.
O que este site é (e o que não é)
Este não é um museu empoeirado. É uma oficina de escuta.
Aqui mostramos que Mozart, Bach, Beethoven e companhia não são peças de arquivo, mas máquinas de inventar emoção, capazes de organizar o pensamento, acalmar o espírito e limpar o ouvido — mesmo quando você não percebe que está aprendendo.
A música clássica funciona como arquitetura sonora: tudo se encaixa, nada está ali por acaso.
Como aprenderemos a ouvir
Dividimos o estudo em três pilares fundamentais e um critério definitivo de avaliação:
1. O Contraponto
. Carregando consigo a fuga, a polifonia, as vozes, é Base do Barroco e do Renascimento.
. Bach como guia-mor absoluto. Sua influência atravessa o Classicismo, o Romantismo e chega à música moderna.
Dominar isso é dominar, sem exagero, um terço de toda a música ocidental.
2. A Forma Sonata
O alicerce de Mozart, Haydn e do jovem Beethoven.
Uma estrutura lógica, clara e poderosa, presente em sinfonias, quartetos, concertos e sonatas.
Entender a Forma Sonata é perder o medo de obras “longas”.
A música agora será em partes: Exposição – Desenvolvimento – Recapitulação, com direito a introduções, codas e surpresas.)
Com Bach a música que iniciava alegre, permanecia assim até o final. Triuste idem. Agora as práticas são outras e os
temas conflitantes serão regra.
3. Teoria Geral & História da Música
Do Renascimento ao Modernismo, sem tortura acadêmica.
Em duas semanas de estudo, sua escuta muda — mesmo que você não saiba batucar uma caixa de fósforos.
Aprender-se-á como quer Ovídio: "Só se deseja o que se conhece". Alguma teoria é obrigatória.
Observação maldosa, porém verdadeira: muitos “gênios” da internet não estudaram nem isso e juram que sabem tudo.
4. O critério final: quando você chega lá!
Em música clássica, adorar é entender.
Ao se encontrar adorando um compositor — mesmo sem saber explicar exatamente por quê — pode comemorar: você chegou lá.
Para quem é este site?
Para quem gosta, para quem não gosta, para quem nunca ouviu, para quem tentou e fugiu.
Diletantes: bem-vindos, como sempre.
Funkeiros: vocês vão descobrir que Bach também era mestre da repetição hipnótica.
Sertanejeiros: fiquem tranquilos — Beethoven era tão dramático quanto uma boa moda de viola.
(Prometemos que nada aqui doerá.)
O que você encontrará
Introduções claras aos principais compositores
Guias rápidos para ouvir obras importantes sem medo
Explicações diretas sobre “como a música funciona”
Curiosidades reais — e algumas quase reais, mas pedagogicamente úteis
Recorde (para quem gosta de números)
No lançamento, em dez/2015, o site já conta com mais de 4.500 links internos e externos para textos, áudios e vídeos sobre compositores, obras, biografias e sistemas de busca — incluindo recursos de IA.
A matéria é infindável.
Tudo organizado com um único objetivo: transformar curiosidade em escuta inteligente.
No final da página, no último botão do menu, um roteiro para o curso. Prepare-se desde já, para a única regra do Roteiro:
LIÇÃO I: REGRA FUNDAMENTAL
Pare de procurar “a música principal”; procure as vozes. Escolha uma voz e siga-a por 10 segundos. Depois mude para outra. Depois outros pares. Repita!