Monodia: o que é (resumo)
Um instrumento que produz uma só linha melódica é descrito como monódico (relativo à monodia). Significa uma única melodia sem acompanhamento harmônico simultâneo. Muitos instrumentos são usados dessa forma, mesmo quando tecnicamente poderiam produzir mais de uma nota por vez.
Instrumentos frequentemente monódicos: flauta, trompete, pífaro, saxofone (na prática popular) e certos usos do xilofone.
O milagre Bachiano
Johann Sebastian Bach realizou dois pequenos milagres práticos: extrair duas vozes de um violino solo e três ou mais vozes de um único teclado. No violino, por técnicas de cordas duplas e saltos, Bach cria a ilusão de polifonia. No teclado, a polifonia é natural — Bach a explorou com mestria.
Exemplos para violino solo (duas vozes ou mais)
As Sonatas e Partitas para Violino Solo (BWV 1001–1006) são o principal corpo onde Bach obtém polifonia em instrumento solo.
BWV 1003 – Sonata nº 2 em Lá m. – II. Fuga (Hilary Hahn)
BWV 1002 – Partita nº 1 em Si m. – 4. Double (Presto) (Hilary Hahn)
BWV 1004 – Partita nº 2 em Ré m. – Chaconne (Hilary Hahn)
A Chaconne (BWV 1004) merece atenção especial: é uma das peças para instrumento solo mais complexas e polifônicas da literatura.
Exemplos para teclado (três ou mais vozes)
No cravo/piano, Bach explora fugas e invenções onde 3–4 vozes são mantidas de forma contínua e clara. Destacam-se O Cravo Bem Temperado, as Sinfonias (Invenções a três vozes) e A Arte da Fuga.
Sinfonia (Three-Part Invention) No.14 in B-Flat Major, BWV 800 (Piano)
A Arte da Fuga, BWV 1080 – Contrapunctus I
Repare como em cada fuga as vozes mantêm independência rítmica e melódica, formando uma arquitetura sonora coerente.
Conclusão curta
Ouvir essas peças é treinar o ouvido para distinguir linhas e personagens musicais. Bach nos ensina a ouvir como se a música tivesse pensamento próprio — cada voz argumenta, responde e avança.