IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA: Pen Drive: Instruções ao TI / Administrador do Sistema


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Roteiro para Instalação e Operação do Sistema

1. Instale o software em todos os computadores que o usarão (só instale no Servidor se este for utilizá-lo);

  • Para instalar clique no arquivo do setup e siga suas instruções.
  • Instale primeiramente em seu computador e analise o ERP-TE_Essencial.

2. Lance o pen drive em uma porta compartilhada da rede (todos os computadores que forem usar o ERP-TE_Essencial deverão ter permissão de acesso a esta porta).

  • Um pen drive libera simultaneamente todos os computadores da rede (e somente uma rede).

3. Se preferir lance agora o arquivo de senhas (CAT.eng) em uma pasta compartilhada da rede (preferivelmente oculta).

  • Este procedimento poderá ficar para depois, com o início da operação e lançamento dos dados. O importante é conhecer as permissões de acesso (no formulário Configurações > Senhas de Acesso)
  • Poderá ser conveniente que, no início, todos os interessados tenham acesso total ao ERP-TE_Essencial para que trabalhem em conjunto no cadastramento de dados e nas correções e acréscimos do Plano de Contas.

4. Defina as senhas e as permissões de cada Usuário.

As permissões são para:

  • Permissão Secretariado (Expediente, Utilitários, Ferramentas e Configurações);
  • Permissão para os Suprimentos e Secretariado;
  • Permissão para o Financeiro e Secretariado;
  • Permissão para o RH e Secretariado.

5. Promova o cadastramento amplo dos dados.

É conveniente estarem adiantados os seguintes cadastramentos, antes de iniciar o processo;

  • Plano de Contas (fundamental);
  • Cadastros diversos;
  • Normas técnicas da Empresa – Não confidenciais (lançar em formulário próprio);
  • Cabeçalhos e rodapés das Planilhas (inclusive logotipos);
  • Modelos de documentos;
  • Banco de imagens e Biblioteca de Assuntos Gerais do Usuário (iniciados).

6. Defina e deixe lançados em diretórios da rede os bancos de dados padrão em diretório único ou diferentes, por Setor (Suprimento, Financeiro, RH e Secretariado).

Nos Atalhos os bancos de dados estão em caixas de texto com as cores que os distinguem.

Sugestão de Implantação

  • Talvez fosse preferível que os setores iniciassem os trabalhos independentemente uns dos outros e se interligassem tão logo adquirissem um domínio da operação do software e do fluxo dos arquivos Matriz-Obra.
  • Os cadastros específicos de cada setor permaneceriam nos computadores de cada usuário.

Estudos e Definições da Diretoria / Planejamento

Após a implantação deverão ser definidos:

  • Qual o período dos relatórios periódicos (em função das informações desejadas)
  • Quais formulários farão parte deles;
  • Quais serão individuais (por obra) e quais serão agrupados (para toda a empresa);
  • Como será a apresentação (exporta para PDF, Excel, Word e outros softwares do Windows);
  • Será incumbência também, junto com o TI, definir ou programar o fluxo dos arquivos Obra-Matriz-Obra, método de envio (e-mail?), data de envio à central de processamento, o responsável pelo processamento, etc., conforme as características da Empresa;
  • Os responsáveis pela continuidade dos cadastros e novos lançamentos nos planos de conta que deverá ser único para a Empresa;
  • Os responsáveis pelos novos lançamentos e instruções gerais.

Ambientalismo

  • Ao estabelecer ações, iniciativas e políticas de gestão levar em consideração a sustentabilidade, a preocupação e a consciência ambiental de seus funcionários.
  • Imprimir, para um software que exporta todos os seus relatórios para PDF, Word e Excel, e permite o intercâmbio de bancos de dados entre obra-matriz, é desperdício.
  • Faça com que todos (funcionários, clientes e fornecedores) tenham consciência e conhecimento disto.
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