Ponte Metálica de Quixeramobim


Ponte de Quixeramobim

Inaugurada em 5 de fevereiro de 1899, a Ponte Metálica de Quixeramobim. Foi construída no sentido de prolongamento da Estrada de Ferro de Baturité que ía em direção a região sul do Ceará, o cariri cearense. Sendo formada por cinco vãos em torno de 52,4 m cada. Assentados estes sobre pilares feitos de blocos de pedra robustos, pelo mestre-de-obras português Antônio Cortez. Tendo uma extensão total de quase 210 metros de comprimentos, pesa 488 toneladas. Assim sendo a terceira maior do gênero em todo a América do Sul.

A ponte foi projetada pelo engenheiro Lúcio do Amaral e construída na Bélgica. A estrutura metálica foi fundida pela Compagnie General de Construction de Haine S. Pierre e trazida de navio da Bélgica até a cidade Fortaleza. É de lá foi transportada através dos vagões de carga das composições ferroviárias até Quixeramobim. Para que seja montada no local onde se encontra sob a supervisão do engenheiro Randal James Callender.

Teste da Ponte

O primeiro teste de resistência realizado sobre a sua estrutura ocorreu em fevereiro de 1899. Uma vez que duas locomotivas e um vagão carregado de trilhos, num peso total de 110 toneladas.

Desativada no final do século vinte para a passagem de trens passageiros e cargueiros. Uma vez que à mudança de percurso da linha férrea, que agora iria passar por fora do perímetro urbano da cidade. Foi totalmente recuperada, sendo colocado na mesma, um tablado de madeira e grades laterais. Para que seja utilizada por pedestres no translado que fazem entre o centro da cidade e alguns bairros periféricos que se constituíram do outro lado do rio.

Depois de alguns anos passados de sua inauguração, a Ponte Metálica não perdeu sua beleza. Visto que serviu até de inspiração ao Compositor e Arquiteto Fausto Nilo, filho de Quixeramobim, quando da elaboração do Projeto de Construção do Centro Cultural Dragão do Mar em Fortaleza. Inserindo no mesmo uma lembrança concreta de sua cidade natal para ser implantada neste local.

Hoje a Ponte Metálica é mais um dos cartões postais de Quixeramobim para se visitar. Já que pode contemplar um lindo pôr do sol e apreciar advinda do rio que traz um pouco mais de frescor para a cidade Coração do Ceará.

Este artigo foi útil para você?

Deixe uma resposta