Ponte Cantiléver


Ponte Cantiléver

Ponte Cantiléver, nome “cantiléver” vem do tipo de estrutura utilizada nessas pontes. Pois são sustentações que devem estar apoiadas a uma estrutura sólida em apenas uma de suas extremidades.

Para se estender no espaço, o tabuleiro dessas pontes deve se apoiar em vigas. Já que irão dissipar a energia gravitacional e cinética dos carros. Esse sistema é independente de cabos para o tabuleiro às vigas. Porém, grandes Ponte Cantiléver, projetadas para lidar com tráfego rodoviário ou ferroviário. Necessitam do uso de treliças feitas de aço estrutural.

Assim como em qualquer ponte com tabuleiros suspensos. Deve ser utilizado aço no sistema de protensão para evitar quaisquer rachaduras ou quebras na estrutura. As primeiras pontes cantiléver apareceram no século XIX, quando a necessidade de pontes mais longas surgiu para melhorar a infraestrutura ferroviária.

Para solucionar o problema de comprimento. Os engenheiros da época descobriram que a utilização de muitos suportes iria distribuir as cargas igualmente entre eles e ajudar a atingir o comprimento necessário.

Este artigo foi útil para você?

Deixe uma resposta