Revistas EngWhere

Você está aqui:

EngWhere: Orçamentos, Planejamentos e Controle de Obras
Coluna do Pimpão
  • A+
  • A-
  • Reset

Casa e Construçáo

103 ANOS DEPOIS DE NIETZSCHE...

Exija capricho de seu subordinado, para agradá-lo. Apontar-lhe a varinha mágica da possibilidade de subir de cargo o hipnotizará. Permitir-lhe escolher como irá executar sua própria tarefa será conceder-lhe o grande prêmio.

Não queira pressa para não afobá-lo e principalmente não lhe peça para pensar. O homem nasceu para viver e não para pensar e jamais fará com gosto o que não sabe fazer.

ASPONE

Sigla que os maldosos dão ao ASsessor de POrra NEnhuma, também conhecido como Peninha. São profissionais de reconhecida visão que conseguem enxergar e ocupar altos cargos, geralmente de fundamental ajuda no trabalho de seus chefes se porventura estes chefes tiverem trabalho algum dia. A procura por estes cargos-fantasmas em jornais, agências de emprego ou através de concursos, é mera perda de tempo pois não são disponibilizados assim tão facilmente.

Dizem ainda as más línguas que os Aspones quando morrem não vão nem para o céu e nem para o inferno. Permanecem eternamente no Purgatório onde são mantidos em cargos administrativos compatíveis com sua experiência.

BIN

Osama, que é o 17º filho dos 52 que o magnata do setor de construção civil Mohammed Bin Oud Bin Laden conseguiu pôr no mundo e que, a exemplo do pai, criou empresas nas áreas de construção, navegação e criação de camelos, é talvez o único rico idealista do universo.

Passa-se ultimamente por Engenheiro Especialista em Implosão, entretanto, estudos realizados em nossa redação, e que revelamos com exclusividade, comprovam que o mesmo não vai além de reles incendiário.

O desabe integral, preciso e retiforme das torres teria surpreendido, ou assustado, o próprio terrorista, pois prever aquilo não seria tarefa fácil nem aos engenheiros mais experientes em implosão controlada[sic], mesmo depois de intrincados estudos de suas estruturas, e de seu porte.

Nossos estudos deduziram ainda que as últimas palavras dos pilotos nas caixas-pretas, imediatamente antes dos abalroamentos, não poderiam ter sido outras que não, aos gritos, al-llah, e indicaram pistas seguras do paradeiro do terrorista.

Na última vez que tivemos com um destes peritos, passamos 3 dias em um boteco para comemorar o sucesso (?) da implosão de um prédio de 3 pavimentos, ou seja, 1 dia por pavimento. De posse destes nossos índices acreditamos que não será difícil para o Departamento de Inteligência americano deduzir onde encontrará Laden durante os próximos anos.

CAÇADA GERAL

Mas, afinal, como caçar corruptos? Esperando a imprensa denunciar? (Nem pensar, nós aqui da news-letter do EngWhere estamos fora). Não! Uma única e isolada possibilidade existe, e a título de colaboração expomos a fórmula.

Na realidade é mais simples que caçar raposa ou pescar traíras. Toma-se por base o sistema de recompensas do faroeste americano (o antigo) e institui-se o indulto ao corrupto passivo que delatar maracutais, incentivando-o a pagar seus pecados.

Por exemplo, no Edital de Licitação da nova Ponte Niterói-Rio:

a) Somente estará habilitado a participar da concorrência quem entregar, de mão beijada, alguns corruptos miúdos.

b) Durante a abertura dos envelopes sairá vencedor quem trouxer no bojo o corrupto de maior monta.

A abundância das obras, autofinanciadas, solucionaria de quebra muitos outros problemas sociais que o atual Governo anda sonhando resolver.

CALHORDAS

Suporte os chatos, os incompetentes e os mal-educados. Parte de seu alto salário é paga para isto. Corra com todas as pernas dos calhordas independentemente do cargo que ocupem que você só perderá com eles. Previna-se dos calhordas simpáticos, dos calhordas bonzinhos e dos calhordas gozados. E ainda: "as mulheres dos calhordas chamam-se calhôrdas ...e às sextas-feiras comem peixadas." In Ode aos Calhordas de Rubem Braga.

CHEFIA

É bom já ir sabendo que uma das boas coisas da vida é falar mal do Chefe. Portanto prepare-se para deliciar-se e incentivar os faladores, ainda que o personagem principal da história seja justamente você.

CHUTES HORÁRIOS DE EQUIPAMENTOS

Se você estiver orçando obra que utiliza poucos equipamentos, cote o preço de mercado de sua locação para lançar nas composições de preços. Se os equipamentos predominam em sua obra, utilize os índices de consumo e manutenção de sua própria empresa. Não fie-se nos índices dos fabricantes, que são demais otimistas, e menos ainda nas coletâneas disponíveis no Mercado, muito teóricas, confusas e não acertam uma.

COMPETÊNCIA

A necessidade de agir rápido e encurtar caminhos é opção obrigatória, mesmo no campo da psicologia, quando se pretende formar equipe eficiente e se está lidando com grande quantidade de gente.

Observando que a Competência é uma propriedade ligada muito mais à pessoa que ao profissional, ou seja, não há muita possibilidade do indivíduo não competente ser um bom profissional, resumimos, encurtando conversa e em outra direção, que o mal-educado só é assim por incompetência.

A premissa sendo checada, e não encontrando exceções, acabou tornando-se Regra: não há malcriado competente e vice-versa.

Como nada é perene, entretanto, começa cair de moda dentro das empresas, o costume de se desejar bom-dia ao colega de trabalho e vem desbancando nossa Lei a quantidade de gente que pratica esta, ainda, malcriação.

Ou é a Competência que está se rarefazendo?

CUSTO ZERO

As apropriações em campo têm baixíssimo custo podendo ser feitas por apontadores e pelo Chefe da Obra, que levanta os quantitativos. Basta tirarem um tempinho de sobra para isto. São, aliás, as 2 funções que mais tempinho de sobra têm de toda a obra.

DIÁRIO DE OBRA

Dos 5.347 Diários de Obra que pacientemente elaboramos, 5.100 não foram lidos (1.279 estavam mesmo marretados, 1.434 foram entregues fora do prazo e muitos foram extraviados). Nenhum deles serviu de argumento para prorrogar os prazos da obra, nem como boletim oficial do tempo. Uns 800 foram imaginados 2 meses após ter a obra iniciada. Outros 1.200 foram inventados pelos apontadores incumbidos das informações.

Os diários de obras são invenções de historiadores frustrados que, não conseguindo passar no vestibular, acabaram virando engenheiros e, juntos com os relatórios fotográficos, são o que de menos inteligente se faz sistematicamente nas obras.

Passam-se por peças chaves do acompanhamento e controle da produção porém não têm nada de acompanhamento, muito menos de controle e sequer melhoram a produção.

Sempre em 2 a 3 vias todos eles, entretanto, encontram-se ainda nos arquivos mortos das construtoras e dos clientes esperando ser útil para alguma coisa, algum dia.

ELOGIO

O elogio é um meio muito usado, mas sempre novo de render culto à vaidade. - José de Alencar.

A principal (ou única) função do Chefe é dar tapinhas nas costas dos subordinados, além de, é claro, elogiá-los. Jamais tenha medo de fazer um elogio merecido. Algumas regras básicas para que o Elogio saia bem feito:

a) Deve obrigatoriamente ser "rasgado". Se muito comedido certamente terá função inversa.

b) Aceita, e é de bom tamanho, ser acompanhado de gozação ao próprio elogiado. (exemplo: nesta obra só existem um homem e meio. O homem sou eu. O meio é o Baixinho).

c) Aceita, e é de bom tamanho, a espinafração aos contrários ou mesmo aos demais ouvintes (exemplo: a honestidade de Fulano é tão grande que perto dele os demais parecem ladrões-de-galinha).

d) Não é permitido o mesmo elogio a dois indivíduos que não se bicam, estando ambos presentes, que poderão se sentir gravemente ofendidos.

ÉTICA

Palavras chaves: honestidade, coragem, humildade e grandeza.

Alerta: nos tempos atuais está havendo enorme intolerância quanto a falta de Ética em todo negócio.

Vantagem definitiva: gerentes e empresários estão mais propensos a pagar melhores salários aos empregados éticos.

HERMENGARDA

Não se assuste se em sua próxima obra, no interior da Amazônia, você se deparar com uma copeira de pernas tortas, desdentada, cabelos arrepiados e barriguda. Um mês depois, por força do trabalho, você já estará olhando-a com melhores olhos. No segundo mês achando-a engraçadinha, e no sexto mês poderá estar sonhando com ela. É o ar puro da floresta que faz isto.

HUMOR

"O bom humor tem algo de generoso: dá mais do que recebe." - Alain

IDADE AVANÇADA

Assim como os engenheiros, o peão de obra com mais de 50 anos trabalha e produz mais que a molecada, além de errar menos e ser menos problemático. Alguns apenas falam um pouco mais do que deveriam.

JUMP (jâmpi)

Enfiar o dedo no nariz é coisa que não se deve fazer em público. Só em casa, porque é muito feio. O jump, o ato de dar ou receber ordens a pessoas de outro nível hierárquico, atravessando o subordinado imediato ou o chefe, é mais feio ainda. Pecado capital nas relações de trabalho é uma clara demonstração de incompetência e é a própria incompetência, com todas as suas picuinhas.

JUSTA CAUSA (DEMISSÃO)

Lei criada na Inquisição que consiste em penalizar o assalariado que comete uma falta considerada grave suprimindo seus direitos trabalhistas. Na época foi tida como mais justa que fazer do desinfeliz alimento para os leões. Com a escravidão a lei foi abrandada já que embora também não se pagando salários estes eram substituídos pelo fornecimento de casa, comida, roupa e plano de saúde, ou seja, um exagero para os dias atuais.

A lei perdeu, pois, o sentido prático e já que os leões também caíram de moda para resolver estas pendengas, o preferível mesmo é ignorá-la.

LAVAGEM CEREBRAL

Há quem para aprender alguma coisa de útil, precisa desaprender outras tantas inúteis. Os dados abaixo, contendo alguns poucos itens como exemplo, deverão ser rapidamente esquecidos e não fazer parte de seus arquivos, anotações, literatura ou agenda profissionais pela total impossibilidade de utilização durante toda sua carreira.

  • 1 metro cúbico = 35,32 pés cúbicos
  • Temperatura de ebulição do Enxofre = 440 ºC
  • Temperatura de fusão do Antimônio = 432 ºC
  • 1 quilate métrico = 0,2 g
  • Peso específico da Nafta = 0,75 kg/cm³
  • 1 Arratel = 459,05 mg
  • etc.

LEITURA

Para ler é preciso seguir uma seqüência de caracteres colocados em determinada ordem. Por exemplo, o português flui da esquerda para direita, o hebraico da direita para a esquerda e o chinês de cima para baixo. - Enciclopédia Encarta.

LIDERANÇA

Ser líder é principalmente ser bom. Em segundo plano ser justo ou sábio. Hitler e Salomão, se é que não maculamos o nome deste com a má companhia, não seriam os grandes tocadores de obra. Os carrascos, que se julgam um sucesso, por não enxergarem a realidade da obra e pela falta de empatia, angariam nojo e revolta, os opostos da produtividade.

PLANEJAMENTOSE

Método ou espécie de planejamento com excesso de contas e explicações cuja finalidade única é se antojustificar ou mostrar serviço e impressionar pela quantidade de papel utilizado. Não acrescenta ou informa nada de útil, e seu acompanhamento poderá causar a insanidade do desprevenido. Suas 3 ou 4 cópias são guardadas em armários e permitem que se diga, séria e solenemente, já estar a obra planejada e com tudo para sair bem. Geralmente não sai.

RESPONSABILIDADE

A Responsabilidade é característica pessoal e não do cargo. Existem mesmo vigias noturnos que não dormem em serviço, cumprindo preocupada e rigorosamente suas funções. Assim como existem chefes que, enquanto o circo pega fogo, cochilam sobre a barriga, mesmo durante o dia e principalmente se o sol estiver muito quente

TRABALHO PARA NÃO SE FAZER EM CASA

O hábito de diariamente carregar pastas, maletas, ou malas, da casa para o escritório e depois do escritório para a casa, está ligado à vontade de mostrar serviço e, mais intimamente, ao medo de se desligar do trabalho. É aconselhado somente para pessoas com vocação frustrada para caixeiro-viajante que em dia de chuva deverão evitar os lamaçais muito grandes para não atolar com a carga.

todo o site
EngWhere Orçamentos Ltda ® - Todos os direitos reservados